Cuidados por inverno



Quando o inverno finalmente chega, é natural tomarmos algumas precauções para nos mantermos aquecidos e aconchegados. Assim que o clima começa a esfriar a gente já começa a botar um casaco um pouco mais grosso, uma camada extra de roupa, trocar os cobertores da cama por algo mais quentinho... Mas nós não somos os únicos que precisam desse cuidado todo com o frio: nossos animais de estimação sofrem tanto quanto ou até mesmo mais que nós conforme as temperaturas começam a cair, e é preciso toda a atenção e cuidado com eles durante essa estação.

Os riscos aos quais os pets estão sujeitos são diversos. Com a queda da temperatura e da umidade do ar, doenças respiratórias podem atacar cães (gripe canina, tosse do canil) e gatos (rinotraqueite felina, coriza), principalmente os de focinho curto, que já têm dificuldades em respirar naturalmente. Raças de pelo mais curto e sem muito tecido adiposo estão mais expostas ao frio do que outras de pelagem mais espessa. Filhotes, por não terem muita reserva adiposa, correm um risco ainda maior de hipotermia independente de sua pelagem. O frio também faz com que pets bebam menos água, o que pode resultar em desidratação e em outros problemas decorrentes disso, então é ideal ficar atento à tigela d'água e colocar mais potes com água pela casa.

E qual a melhor maneira de cuidar de nossos pets durante a época mais fria do ano? É ideal manter seus animais vacinados, os cães contra a traqueobronquite infecciosa, conhecida como tosse do canil, e os gatos contra a coriza. Durante os meses do inverno, não é aconselhada a tosa dos pelos, e há uma série de cuidados a serem tomados acerca do banho. Banhos secos, com pó de talco, são uma alternativa para manter o pelo limpo e reduzir o odor característico. Caso se faça necessário lavar os pelos do animal, deve-se usar água quente e secá-los imediatamente com um secador, aguardando cerca de meia hora antes de deixá-los sair de casa para evitar que sofram choque térmico.



Banhos frequentes não são recomendados, principalmente para animais mais idosos, da mesma forma que passeios em dias muito frios. Os melhores horários para passeio são pelo final da manhã e pelo começo da tarde, em momentos um pouco mais quentes do dia. Com gatos, é necessário tomar cuidado para que não saiam de casa, uma vez que eles buscam se abrigar em locais quentes, como motores de carro. Por isso recomenda-se esperar um tempo entre entrar no carro e dar a partida, para que eles possam sair de seus esconderijos em segurança.



Para animais de pelagem curta, roupinhas ajudam a mantê-los aquecidos, mas há alguns cuidados específicos a serem tomados: escolha roupas com as quais os animais possam se locomover, brincar e fazer suas necessidades sem dificuldades. No caso de animais de pelos longos, o tecido pode atrapalhar mais que ajudar, causando nós nos pelos ou mesmo impedir que eles sequem completamente após o banho, o que pode causar fungos e problemas de pelo e pele. Outro detalhe essencial é o cuidado com o cantinho onde seu pet dorme: evite que o animal deite diretamente sobre o chão. O ideal é que ele tenha uma caminha, ou então um cobertor grosso que sirva de isolamento térmico entre ele e o piso frio.

Essas dicas são alguns dos cuidados a serem tomados com seus pets durante a estação, mas acima de tudo é preciso estar atento ao comportamento de seus bichinhos de estimação, especialmente nos dias mais frios. Qualquer alteração pode ser um indicativo de que algo está errado, então a qualquer sinal de mudança na rotina de seu pet, procure o seu veterinário.


Agora, se o que você busca é uma caminha quentinha e confortável para seu animal, visando não apenas o bem-estar dele durante o inverno, mas também o equilíbrio com o seu ambiente, o Casa com Pets tem um projeto ideal para as necessidades de todos. Se você está pensando em renovar seu ambiente ou gostaria de adequá-lo ao seu pet, consulte-nos.

0 visualização
Fale conosco

Equipe BSB

Tel: (61) 98138-4805 Patrícia Medeiros

       (61) 98170-5128 Maria Eduarda Moll

       (61) 99961-6491 Natália Melo

Equipe SP

Tel: (11) 998782-2357 Valéria Brenicci

casacompets@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram

© 2018 por Casa com Pets. Criado por Clarice Nóbrega.